Como colocar o preço correto nos personalizados

Você vende personalizado?

E como você calcula seu preço de venda?


Você pega a valor pago e multiplica por 3?

Isso pode estar muito errado .


Vamos entender isto melhor.


Existem muitas pontos a serem analisados.


Analise dos Custos fixo e custos variável, custos de produção, margem de lucro.


CUSTOS FIXOS :São todos os custos que você precisa pagar vendendo ou não.

São eles:

  • Água

  • Luz

  • Telefone

  • Aluguel

  • Salário

Isso os mais principais, mas teria muitos outros


CUSTOS VARIÁVEIS: As despesas variáveis são aquelas que oscilam de acordo com a produção e as vendas, quanto mais se vende maior as despesas

  • Impostos

  • Comissão de vendedores

  • Comissão de plataformas


CUSTOS DE PRODUÇÃO: São os custos ligados diretamente a produção do produto:


  • Custo do papel ( sublimático, de transfer)

  • Custo da impressão ( Sublimática, laser )

  • Custo do produto

  • Custo de aquisição ( frete, transporte de compra )

  • Embalagem

  • Custo de mão de obra direta

  • Custo de energia


Temos também o Lucro.


Margem de lucro


A margem de lucro é o percentual do preço de venda do produto que você vai tirar para si, afinal, o restante é apenas custo e despesas.

É claro que, quanto maior a margem de lucro, mais contente você vai ficar, mas ela não pode encarecer o produto a ponto de fazê-lo perder a competitividade no mercado.


Existem várias formas para se chegar ao preço de venda , hoje vamos ver MARKUP




O que é MARKUP?


O markup é um índice que mostra a relação entre o custo de produção e distribuição um bem ou serviço e seu preço de venda.
Trata-se de um conceito aplicado à economia, à contabilidade e à administração de empresas. É aplicado sobre o custo de um produto para obter o preço de venda do bem ou serviço comercializado. Com ele, você chegará a um valor que cobre todos os gastos fixos e variáveis para a produção do item vendido e garante a margem de lucro pretendido.
fonte: https://blog.contaazul.com/

Resumindo vamos chegar o um número, um coeficiente, que vai te ajudar a chegar no seu preço de venda.


Essas três variáveis: Custo Fixo, Custo Variável e Margem de Lucro, serão consideradas em percentuais.

Por exemplo, 12% de despesas fixas, 15% de despesas variáveis e 18% de margem de lucro.


Entre elas, as despesas variáveis são as mais fáceis de se calcular com precisão, pois você sabe exatamente qual a carga tributária sobre o produto e qual a comissão sobre a venda.


Mas calma, existe planilha que vai te ajudar a fazer este cálculo.


Vamos a um estudo de caso real


Estudo de Caso Real:

Empreendedora mora em Manaus.

Ela trabalha junto com a filha e irmã.

As despesas de casa são todas pagas pelo marido, ela contribui com 50% do valor da conta de internet.

A filha paga a faculdade com a renda da personalização, e a irmã paga a escola do filho.

A empreendedora usa sua renda para poupança e reinvestir no negócio.


Na figura um temos todos os custos fixos descritos, e estimativa de receita de 1 ano.

Note no Item PRÓ LABORE.

Foi colocado com CUSTO FIXO o valor que elas precisam por mês.





Este valor deve estar embutido no preço do produto.


Lucro não é salário.

Muitos empreendedores erram muito aqui.



Na figuras 2, 3 , 4, temos os os Custos de produção.





Para o Produto Caneca, chegamos a um custo de R$ 16,26.

Note bem, foi considerado: papel, tinta. até o transporte para ir comprar o produto, a embalagem , a etiqueta.



HOJE VOCÊ CONSIDERA TODOS ESTES CUSTOS NA SUA FORMAÇÃO DE PREÇO?


Na ultima figura temos a definição da Margem de lucro,

o valor do Markup, e PREÇO DE VENDA DO PRODUTO




NOTE QUE DOS R$ 29,07 APENAS R$ 7,85 É LUCRO DE VERDADE.


A EMPREENDEDORA vende hoje sua caneca por este valor R$ 29,00, mas ela achava que estava calculando 50% de lucro.


Caso esta margem de lucro fosse realmente aplicada, o valor da caneca deveria ser de R$ 49,36.


Vamos voltar lá no começo dessa história de pegar o valor da caneca e multiplicar por 3?


Muitos fazem isso achando que vão ter um lucro de 100%


No caso a caneca custa R$11,00 x3 = R$ 33,00


A margem de lucro aí seria de 33,66% e não de 100%.



Mas Valéria então posso sempre multiplicar por 3 que vai dar certo ?


NÃOOOOO!


Se lá no custo de produção, a cliente tivesse saído da casa dela para buscar somente uma caneca no fornecedor, olha como muda a situação.



O valor para manter os mesmos 27% teria que ser de R$ 40,00.Mantendo o valor de R$ 29,00 o lucro é de apenas R$ 1,12.



Esse é o caso de muitas das minhas Marias Subliviventes, que usam o sublimação com renda extra.


Agora se a personalização é sua renda principal, vai precisar levantar todos estes custos com muito mais cuidado:

  • Impostos

  • Taxa de cartão

  • Taxa de manutenção de conta

  • Custos de funcionários se tiver

  • Custos de terceirização, se tiver

  • Valor de comissão de vendedores

  • Valor de comissão de marketplace com elo7, mercado livre


E por por aí vai.


O CÁLCULO INCORRETO DO PREÇO VAI LEVAR SUA EMPRESA PARA O ABISMO DAS ALMAS, direto para o Tártaro.


Eu não gosto muito de matemática não, mas ela é clara e objetiva.


Então refaça seus custos, refaça seus preços.


E venda com consciência.


A planilha vai ficar disponível para logo abaixo.


CÁLCULO-DE-VENDA-DE-PRODUTO-REV-1
.xlsx
Download XLSX • 205KB



Espero ter ajudado até o próximo post

Valéria Oliveira.


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